Para a Família

ANTÁLIA E ALANYA

ANTÁLIA E ALANYA

ANTÁLIA

Situada na região do Mediterrâneo e construída sobre falésias à beira mar, Antália é famosa por seu verão intenso e a grande concentração de Resorts, situados nas principais praias, Lara e Belek.

A cidade conta com um aeroporto internacional e recebe voos diretos de países como: Dinamarca, Noruega, Rússia, Finlândia e Alemanha, aliás esse público é maioria no local, tanto pelo bom preço pra quem ganha em euro (pra nós brasileiros é também uma boa pedida, pois o real é aproximadamente 1 pra 1,50, nossa graninha quase dobra), quanto pra quem está em busca de altas temperaturas e praias.

Uma pequena pausa para uma breve explicação:

Entre idas e vindas em família, somamos 10 anos na Turquia, inclusive nosso último local de residência foi em Alanya (pequena cidade localizada a 100km da província de Antália) e é claro, falarei sobre ela em seguida.

 

Voltando:

Por essa razão visitamos muitas vezes à cidade e nos hospedamos em três diferentes Resorts em cada visita.

Onde ficamos:

RIXOS PREMIUM BELEK: estivemos por lá em meados de 2007/2008. Hoje em dia sinceramente não sei como está, mas na época gostamos muito das instalações e opções pra crianças.

Pra quem gosta de adrenalina o hotel tem várias modalidades disponíveis.

O hotel tem uma praia particular e como eu disse, faz tempo que estivemos por lá. As crianças eram bem pequenas.

THE LAND OF LEGENDS: nos hospedamos 2 ou 3 vezes no Resort e nossa última visita foi em Dezembro de 2018. Apesar do país ter a maioria da população muçulmana, o hotel preparou um feira de Natal, algo nada óbvio no país. O Resort é o melhor e mais novo da região, no estilo Atlantis Dubai/Bahamas e seu complexo inclui: hotel todo temático com foco para as crianças, shopping, restaurantes, parque temático e aquático. Com exceção do hotel, as outras áreas são abertas ao público e é possível passar o dia por lá sem se hospedar.

Área do complexo onde ficam lojas, restaurantes e o hotel.

Cafés e lugares lindos pra descansar.

Logo na entrada do hotel uma bela recepção pra crianças e adultos (mesa de doces).

Trenzinho para as crianças explorarem o complexo.

À noite é tudo iluminado e tem shows na área central, que é aberta ao público.

Além do parque temático e aquático, existe uma área para mergulho com os golfinhos.

Com amigos no parque temático do complexo (aberto ao público) que possuí 3 boas montanhas russas e sem fila, pra quem gosta e opção pros pequenos.

TITANIC DELUXE GOLF BELEK: como o próprio nome já diz, o hotel conta com campos de golfe e aulas da modalidade. Estivemos por lá no início de Abril de 2019, começo da primavera, quando começa a esquentar. O hotel tem quartos espaçosos, alguns com vista pro campo de golfe e lago, serviço all inclusive, vila com lojinhas, cinema, área Kids e um muitas piscinas com toboágua. Paraíso pra adultos descansarem e crianças se divertirem.

Titanic Deluxe Golf Resort.

Vista dos quartos para o lago e piscina.

Piscina externa e aquecida, o que foi ótimo porque ainda não estava muito quente.

Uma parte do Spa para adultos.

Piscina pros pequenos.

Cinema com 2 ou 3 sessões por dia.

Kids Club, enorme e super organizado.

Esse post tem menos informações históricas e dicas de pontos turísticos a serem visitados, entretanto a dica é: inclua no seu roteiro pela Turquia, locais pra descansar depois de tanto turistar por Istambul ou Capadócia. Escolha cidades tranquilas como Antália ou Bodrum (depois faço um post sobre a cidade) e encerre a expedição em terras turcas com muita mordomia e tranquilidade.

DICAS DE RESTAURANTES EM ANTÁLIA

Nemo $$$/$$$$: japonês requintado e um grande aquário em destaque.

Piazzetta Italiana $$$: localizado no complexo The Land of Legends serve comida italiana boa e o ambiente é aconchegante.

ALANYA

Alanya, cidadezinha com muita beleza natural e bem litorânea, fica a mais ou menos 2 horas de carro de Antália. Moramos por lá 8 meses por conta do trabalho do meu marido mas aí já é outra história, porém acabamos conhecendo o local além do turismo.

A cidade é pequena, a arquitetura desorganizada pra não dizer feia kkkk, o trânsito tranquilo, mas bagunçado (motoqueiros carregando duas ou três pessoas na garupa), é um lugar seguro às margens do Mediterrâneo.

Natureza exuberante.

Peculiaridades da cidade.

Mas vamos para a parte turística da cidade que tem uma história interessante e seu maior ponto turístico conta justamente isso.

O CASTELO DE ALANYA: você pode fazer um tour e ver de perto o que sobrou das muralhas ou simplesmente sentar em um restaurante da orla e observar a vista para o Castelo, que durante a noite tem um charme a mais por ficar iluminado.

As muralhas + Mediterrâneo é de tirar o fôlego.

Parte do castelo (fica aberto ao público até as 22h e a entrada é gratuita).

Turistando e entendendo a geografia local

Alanya tem uma montanha dividindo as duas praias mais turísticas: Cleópatra Beach (que leva esse nome porque a querida nadou pelo local), onde você pode pegar um teleférico (20 liras para adultos, 9 para crianças) e chegar ao topo do castelo, avistando a outra parte da muralha. Lá em cima você também vai encontrar alguns “camelôs”, cafés e uma mesquita. A vista lá do alto é muito bonita, e o percurso no teleférico proporciona uma vista bem legal da cidade.

Uma montanha dividindo a cidade em dois lados.

Um teleférico cortando a cidade.

Parte de cima da montanha (camelôs e a mesquita).

Do outro lado da montanha temos a praia Galip Dere Halk, com a vista para o lado oposto da muralha. Essa praia é meio mal cuidada e não é tão famosa e bonita como a Cleópatra Beach.

As duas praias ficam no centro da cidade, onde você encontrará restaurantes, cafés, lojinhas de souvenirs da Turquia e várias lojas que vendem roupas, sapatos e acessórios fakes, sim muita coisa fake (como eu nunca vi na Turquia). Tem também bastante estúdio de tatuagem/piercing e os preços valem a pena, mas não se esqueça de sempre negociar hehe.

Ataturk Square, ponto referência caso você pegue um táxi para o centro.

Galip Dere Halk Beach.

Pedras perto da praia, onde você pode sentar e apreciar a vista.

Pelo fato da cidade possuir muitas lojas pelas ruas, existe apenas 1 shopping na cidade, o Alanyum, que é muito pequeno e com pouquíssimas opções.

Outra curiosidade da cidade: Alanya é praticamente deserta no inverno, sem graça, e no verão as lojas ficam abertas até 00:00. As pessoas costumam passear pela orla depois das 7 pm, antes disso você derrete pois as temperaturas podem chegar aos 45 graus. Aproveite o calor intenso para ir à praia ou faça um passeio de barco pelo Mar Mediterrâneo (barcos privados disponíveis para locação ou em grupos) e termine o seu dia com um pôr do sol incrível.

Cleópatra Beach.

Julia aproveitando o fim de tarde para um mergulho na Cleópatra Beach.

Pôr do sol na Cleópatra Beach.

No verão: muitas opções de adrenalina e praia cheia.

Alugamos um barco privado, capacidade máx.10 pessoas por 4/5 horas (400 euros incluindo almoço).

Uma pausa no passeio de barco para um mergulho.

Night Night

Pra quem curte a vida noturna, depois das 23h existe uma rua no centro só de bares/baladas. Passando pela rua geralmente tem uma pessoa de cada bar na entrada do estabelecimento, convidando os pedestres para conhecerem o local e oferecendo drinks de graça pra te convencer. Eu particularmente não curto muito, mas se você gosta, pode aproveitar.

Saindo um pouco dos pontos turísticos, lá vão algumas dicas:

Se você gosta de andar, dá pra fazer bastante coisa a pé. O transporte público é ruim, os ônibus custam só 3 liras mas são bem desorganizados. Demoram a passar, são quentes e cheios. O melhor jeito de se transportar é de táxi. Só fique de olho porque muitos taxistas tentam enganar os turistas e pegar uma grana extra.

IMPORTANTE: em qualquer parte do país você precisará negociar preço. Tudo pode ficar mais barato se você “chorar”, pois eles colocam os valores lá em cima e é preciso se aprofundar na arte de pechinchar.

E por último e meu favorito, a dica é: não perca o pôr do sol na cidade!

Nem precisa filtro ou tratamento de foto e por toda a orla você avista essa maravilha.

DICAS DE RESTAURANTES EM ALANYA

Seasons $$$: culinária excelente, cozinha internacional e opção menu japonês. Chefe renomado e premiado no país.

Dinner $$$: cozinha internacional e opção menu degustação. Não deixe de pedir o vinho na taça gigante.

Shakespeare $$: cozinha internacional, comida boa e o melhor atendimento da cidade.

Green Beach $$: de frente pro mar, comida boa (internacional), parquinho pras crianças e shows à noite no verão.

Mesa praticamente na areia.

Anjeliq $$: cozinha internacional, vista pro mar, menu com muitas opções e atendimento razoável.

Parte externa do restaurante.

En Vie Beach $$: localizado em um hotel boutique o restaurante é bem movimentado no verão e serve comida internacional. Vista linda para as muralhas da cidade.

Noite no En Vie Beach.

White in White $$: beira mar e cozinha internacional

Boa opção para almoço.

The Rabbit $$: oferece uma vista incrível pra cidade de Alanya, cozinha internacional e boa estrutura para crianças.

Um dos pontos mais altos da cidade.

Kale Panorama Restaurant $$/$$$: ótima opção para experimentar o café da manhã turco, praticamente um almoço.

Que tal um café da manhã com vista pro Mediterrâneo?

Até o próximo destino! 😉

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *